Que nos dará (10 x 1) ÷ (10 + 1), ou seja, 10 ÷ 11, logo um valor ligeiramente menor que 1 portanto, nem precisaria fazer a conta para concluir que é a opção B.
Faturada esta questão ridiculamente fácil passemos para a próxima.
Temos dois capacitores de 2μF e 3μF ligados em série e inicialmente descarregados.
Todas as opções se referem as cargas nos capacitores e, como foi visto na parte I, podemos “pensar” em carga (Q) num capacitor como corrente (I) num resistor.
Considerando que os capacitores estão em série, a carga será a mesma nos dois, assim como a corrente é a mesma em resistores em série.
Esta observação nos permite descartar as opções B e D.
Agora é hora de analisar a tensão sobre capacitor. Sabemos que a tensão será MAIOR sobre o capacitor de MENOR capacitância que neste caso é C1, logo opção C.
Mais uma questão molezinha, não é mesmo?
A próxima questão, embora tenha sido apresentada em um concurso para engenheiro de telecomunicações, é perfeitamente compatível com o conhecimento e competência que um técnico de eletricidade e/ou eletrônica deve ter.
Ela trata de uma situação em que o técnico deve ser capaz de resolver em uma situação emergencial, em que precisa realizar o reparo e não tem a mão um capacitor igual, mas tem vários outros que podem resolver o problema.
Isto diferencia o técnico do “trocador de peça”.