Existe um ditado em Língua Inglesa muito apropriado em relação a isso, quando tratamos de formas de se ganhar a vida honestamente: “no pain, no gain” (https://www.significados.com.br/no-pain-no-gain/: No pain no gain é uma expressão em inglês cuja tradução literal é “sem dor, sem ganho”. É uma expressão usada como lema que afirma que sem trabalho e sem dedicação não é possível alcançar vitórias).
Então, vamos lá, precisamos de alguma matemática (não muita) para sabermos, com bom grau de precisão, qual é o valor de R na entrada do circuito e, aí, determinarmos o valor de Ci que nos interessa. Tais valores em circuitos do tipo podem variar de algumas centenas de ohms a algumas centenas de quiloohms, ou mesmo mais.
Para simplificar, vamos considerar o seguinte, que é, normalmente, o que ocorre, na prática, com esses circuitos:
– o valor de HFE do transistor T1 ser muito maior que a unidade. No nosso caso, o ganho de um BC547, para as condições informadas nos datasheets, é, normalmente de algumas centenas de unidades;
– a capacitância de entrada de T1 também ser muito baixa;
– O valor de R1 multiplicado por esse ganho de corrente ser muito maior que o valor do menor resistor na base do transistor T1 e;
– o valor da resistência interna da fonte de sinal Vg ser muito menor que a resistência de entrada do circuito.
Com isso, limitaremos nosso cálculo a uma expressão bem simples. Se as premissas acima não forem verdadeiras, o circuito e a fonte de sinal não serão usuais, e a análise fica mais complicada, e não será tratada aqui.
Para começar, vemos que, no ponto A, temos dois resistores conectados, R3 e R4, além da base do transistor T1.
Pelas premissas acima, podemos ignorar a corrente que flui pela base de T1, neste caso, e aí ficamos apenas com as correntes em R3 e R4. R3 está ligado à terra de sinal e R4 está ligado à fonte de 13VCC. Neste caso, R4 também pode ser considerado ligado à terra de sinal, pois a fonte é de corrente contínua. Com isso, nosso circuito, para esse cálculo, ficará assim: