Por esse motivo, hoje temos caixas acústicas de pequeno porte que conseguem reproduzir graves com boa qualidade e também subwoofers compactos de alta performance que conseguem reproduzir aquele grave de impacto de uma trilha sonora de um filme com autoridade.
As vantagens da caixa dutada são as seguintes: ela aumenta o volume sonoro reproduzido pela caixa (ou seja, ela toca mais alto), deixa a caixa com mais sensibilidade fazendo com que ela precise de menos potência que os outros tipos na extensão da resposta da caixa, mais para baixo, ou seja, os graves se tornam mais profundos.
São três vantagens que fazem com que o tipo domine o mercado. Uma caixa dutada pode ser reconhecida pela existência de uma abertura, geralmente circular, onde há um tubo conectado para fazer a sintonia correta do sistema. Essa abertura pode estar em qualquer parte da caixa acústica, sendo mais usual na frente ou na parte de trás da caixa.
A caixa selada
Já o tipo selado não utiliza a onda sonora traseira para reforçar o som produzido pela parte frontal do cone. A caixa selada, quando dimensionada de forma adequada, utiliza o ar interno para frear o cone do alto-falante, produzindo uma resposta bastante agradável e natural, com uma diminuição da resposta bem gradual e também com a reprodução de transitórios musicais bastante precisos, o que faz com que o tipo seja bastante apreciado por sua naturalidade.
Mas, como ela não apresenta o reforço de sensibilidade e pressão sonora obtida pelo refletor de graves, acaba sendo um tipo menos utilizado pelos fabricantes. Uma caixa selada de tamanho muito grande perde o efeito de frear o cone e se torna outro tipo de alinhamento, chamado de defletor infinito (ou “infinite baffle”).
A caixa com radiador passivo
Esse tipo é uma variação da caixa refletora de graves e utiliza um segundo alto-falante de graves, sem o conjunto magnético (logo ele não pode se mover sozinho) para substituir a sintonia do duto do tipo bass-reflex.
A ideia é que um cone faça as vezes do duto, se movendo para frente e para trás adicionando o sinal da parte traseira do alto-falante principal em fase com o radiador pela parte frontal. As vantagens desse alinhamento são a redução de picos na resposta e também de ruídos gerados pelo duto no sistema bass-reflex. A desvantagem é a maior área utilizada pelo segundo cone, que aumenta o tamanho da caixa, e a complexidade adicional, o que se reflete em um custo maior.
Parabéns pelo texto. Me senti com 20 anos, devorando as revistas da época!