ANTENNA – Uma História – Capítulo XXII

Jaime Gonçalves de Moraes Filho*

 A Década de 1930

A década de 1930 foi decisiva para o sucesso da revista Antenna. No entanto, as coisas não foram tão simples e tranquilas como poderíamos imaginar.

Um dos problemas a ser resolvido era a definição de uma linha editorial a ser seguida. A pergunta que se fazia era a seguinte:  – Sendo Antenna o órgão oficial do Rádio Club do Brasil, seus artigos deveriam ter caráter técnico ou artístico?

Até então os artigos se alternavam, e muitas vezes ao lado da montagem de um receptor regenerativo, tínhamos em seguida o texto referente a uma palestra literária ou algum comentário artístico.

.

Um bom exemplo pode ser observado no número referente ao mês de março de 1933, quando foi lançado um concurso de cantores, além de várias notícias do meio artístico na seção  “Pelos Studios”, ocupando grande parte da revista, em detrimento de artigos técnicos.

Em números posteriores, observa-se que o concurso de cantores acabou por despertar o interesse dos leitores. Já na primeira apuração, trinta dias após o lançamento do concurso, surgiram nomes que se tornaram famosos, como: João Petra de Barros, Elisa Coelho, Carmen Miranda e Francisco Alves.

Devido a uma situação financeira desfavorável, o número de anunciantes decaiu drasticamente e Antenna lança uma campanha para angariar assinantes. Não seria a primeira vez que isto viria a acontecer, como veremos mais adiante.

Ainda em 1933, no exemplar do mês de julho, tomamos conhecimento que o Professor  Edgard Roquette-Pinto,  diretor da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, vinha realizando no laboratório da emissora os primeiros experimentos, no Brasil, relacionados à televisão, tendo para isto construído um sistema de TV com varredura mecânica, visto na foto seguinte. Roquette-Pinto sonhava em tornar realidade a Televisão Educativa.

* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica

Deixe um comentário