Além do ceifamento prematuro de um dos canais, temos então a potência máxima em 220Vca inferior em aproximadamente 17% da nominal em 8Ω (18% em 4Ω), impedância essa que, aliás, é a recomendada pelo fabricante para operação normal, em seu manual.
Nada obstante, os valores são bons e mostram um amplificador potente. Se por um lado temos a redução da potência em regimes normais, por outro a confiabilidade do produto, considerada a qualidade da rede elétrica na década de 70 por esse Brasil afora, aumentou consideravelmente.
O nível de crosstalk foi medido a -57dB, aproximadamente. Após algum rearranjo na fiação de terra do circuito, na fonte, colocando todos os terras de sinal o mais próximo possível do centro do aterramento principal e isolando os secundários de 12V dos transformadores conseguimos, a 1W/8Ω/1kHz, -64dB, valor bom. Caso a fiação e o conjunto de circuitos de entrada fossem modificados, atingiríamos valor melhor, com certeza.
Em relação à resposta em frequência, foi medida praticamente plana entre 15Hz e 50kHz a 10W/8Ω, -3dB, característica muito boa. Pelo manual, a 1W, de 10Hz a 80kHz.
Salve Yared!!!
Como sempre conteúdo excelente, embasado em análises bem esclarecedoras.
No manual do PM fala de um filtro na entrada com o intuito de cortar os subgraves.abaizo de 8/10 hz. Seria. os capacitores de 470k?
Poderiam ser bypassados?
abs e parabéns pela revista.
Prezado Fernando, olhando rapidamente o esquema, e desprezando-se o efeito do resistor R303/4, no modo estéreo os capacitores que você citou (C303/4 e C301/2) fariam parte de um filtro passa-altas com corte em aproximadamente 10Hz. Você não pode retirá-los, pois eles têm outra função no circuito. Mas, como regra simples, se você quiser cortar pela metade essa frequência de corte, dobre-os em valor, se quiser dobrá-la, corte-os pela metade. Não conselho mudar muito seus valores, entretanto. Lembre-se do sensato ditado americano: “Se não está estragado, não conserte”. Forte abraço e obrigado!