Análise do Amplificador Polyvox PM 5000

Infelizmente os transformadores utilizados não entregam, na tensão nominal de entrada, os valores apontados sem carga no esquemático, apresentando valores bastante inferiores. Dos quase 60V do esquemático conseguimos apenas aproximadamente 54V sem carga.

Preocupado com a questão, resolvi avaliar melhor os transformadores. Me parecem originais e, a menos que tenham sido reenrolados (pouco provável), demonstram uma qualidade construtiva ruim, com chapas mal estaqueadas, e com certeza apresentam baixa eficiência, além de vibrarem quando da entrega de potências elevadas pelo amplificador. Estranhíssimo se considerarmos a qualidade dos demais componentes e a boa construção do amplificador.

Não somente isso, mas no esquemático vê-se que os enrolamentos primários são de 120V, ou seja, quando em série, perfazem 240V para a linha de entrada. No meu caso, onde a rede é nominal de 220V, teríamos então, teoricamente, por regra de três simples, 220×59,5/240, aproximadamente 54V de tensão, sem carga. Com isso, a potência a ser disponibilizada cai significativamente.

Para testar a hipótese, considerando-se que poderia também a tensão do secundário do transformador ter sido diminuída em fábrica, por exemplo, alimentamos o amplificador com 240Vca e obtivemos, no secundário que alimenta as lâmpadas do painel, exatamente 12Vca, como descrito no esquemático. Com a tensão de 220Vca no primário, a tensão respectiva cai para menos que 11Vca.

O PM5000 então apresenta tensão na fonte igual à especificada, por projeto, somente quando alimentado com as tensões superiores nominais especificadas no manual (120Vca, 127Vca, 240Vca e 260Vca) e isso cria algumas dificuldades do ponto de vista de ajuste de corrente de repouso, distorção e outros parâmetros.

Resolvi então fazer os testes alimentando o amplificador com 240Vca no seletor em 220Vca (limite máximo definido no manual) e observar se os valores seriam compatíveis com os do manual.

2 comentários sobre “Análise do Amplificador Polyvox PM 5000”

  1. Fernando12 de setembro de 2022 às 6:57 AMResponder

    Salve Yared!!!
    Como sempre conteúdo excelente, embasado em análises bem esclarecedoras.
    No manual do PM fala de um filtro na entrada com o intuito de cortar os subgraves.abaizo de 8/10 hz. Seria. os capacitores de 470k?
    Poderiam ser bypassados?
    abs e parabéns pela revista.

    1. Antenna12 de setembro de 2022 às 1:16 PMResponder

      Prezado Fernando, olhando rapidamente o esquema, e desprezando-se o efeito do resistor R303/4, no modo estéreo os capacitores que você citou (C303/4 e C301/2) fariam parte de um filtro passa-altas com corte em aproximadamente 10Hz. Você não pode retirá-los, pois eles têm outra função no circuito. Mas, como regra simples, se você quiser cortar pela metade essa frequência de corte, dobre-os em valor, se quiser dobrá-la, corte-os pela metade. Não conselho mudar muito seus valores, entretanto. Lembre-se do sensato ditado americano: “Se não está estragado, não conserte”. Forte abraço e obrigado!

Deixe um comentário