Não alteramos os valores da filtragem original. Isso, emho, não se constitui grande problema, dadas as especificações de potência de saída declaradas do PM 5000 (150W/8Ω/220W/4Ω).
Para aumentar a durabilidade das lâmpadas, bem como diminuir a intensidade de corrente AC circulando nas placas internas do amplificador, montei um pequeno circuito regulador com um integrado 7810 e um diodo, alimentando-as então com 10,7Vdc, aumentando sua durabilidade e controlando o brilho, que variava conforme a tensão de entrada.
Inicialmente alimentamos as placas de amplificação com os valores indicados no diagrama esquemático (64V e 59,5V), utilizando-se uma fonte externa. A tensão sobre os resistores de emissor dos transistores decorrente de repouso foi ajustada para aproximadamente 26mV, para baixa distorção de transição.
Após a troca de um led danificado do VU e das três lâmpadas do painel do aparelho, das quais uma estava queimada e as demais já apresentavam em seus bulbos sinais de que não durariam muito, remontamos todas as placas no chassis e energizamos o amplificador, de forma controlada, com a utilização de um variac.
Tudo ok, sem sobressaltos, passamos então ao ajuste dos VUs, regulando os trimpots para, em 0dB, indicar-se 75W/8Ω, conforme o manual do equipamento, que, aliás, é muito bom, bastante completo e esclarecedor.
Manual esse que lembra ao usuário que o amplificador poderá, inclusive, fornecer mais potência do que a especificada.
De fato, se consideramos as tensões sem carga indicadas no esquema e, “de orelha”, poderíamos chegar a algo em torno de 180W contínuos em 8Ω… se a fonte tivesse capacidade para isso.
Salve Yared!!!
Como sempre conteúdo excelente, embasado em análises bem esclarecedoras.
No manual do PM fala de um filtro na entrada com o intuito de cortar os subgraves.abaizo de 8/10 hz. Seria. os capacitores de 470k?
Poderiam ser bypassados?
abs e parabéns pela revista.
Prezado Fernando, olhando rapidamente o esquema, e desprezando-se o efeito do resistor R303/4, no modo estéreo os capacitores que você citou (C303/4 e C301/2) fariam parte de um filtro passa-altas com corte em aproximadamente 10Hz. Você não pode retirá-los, pois eles têm outra função no circuito. Mas, como regra simples, se você quiser cortar pela metade essa frequência de corte, dobre-os em valor, se quiser dobrá-la, corte-os pela metade. Não conselho mudar muito seus valores, entretanto. Lembre-se do sensato ditado americano: “Se não está estragado, não conserte”. Forte abraço e obrigado!