Na linha do ST-36 havia um outro modelo, o ST-20, menor, e que já não utilizava chaves conjugadas.
Voltando ao LAB 500, trata-se de um amplificador integrado, com controles de graves, agudos, loudness, entradas para fonocaptores magnéticos e de cerâmica, além das de linha, auxiliar e FM, além de monitoração e gravação de gravadores de fita.
Até esta fase da empresa, seus equipamentos tinham toda a descrição das ligações e controles grafada em Língua Portuguesa.
Tem saídas para fones e para um par de sonofletores e, quanto a elas, apresenta opções não muito comuns, como, por exemplo, a possibilidade de seleção entre estéreo e mono para as saídas, por canal, e um inversor da polaridade de uma delas, que, como não temos mais informações sobre sua utilidade, especulamos que deveria ser utilizado para a ligação de um canal central, comum.
Vemos que o LAB 500 apresenta um bom conjunto de conexões, conectores de boa qualidade e três saídas CA para energizar outros aparelhos. Os conectores de falantes são muito bons, permitindo o uso de plugs do tipo “banana” ou fios simples.
O equipamento não tem proteção eletrônica contra curtos na saída, mas apresenta um fusível para cada linha de alimentação interna do estágio final de amplificação, o que não protege perfeitamente os alto-falantes, mas evita maiores danos, principalmente ao amplificador.
O equipamento analisado foi fornecido por um amigo, o Albano, colecionador de “vintage”, de Santa Catarina, e foi feito por ele um completo “recap” dos eletrolíticos, além de manutenção básica.
Quanto a isso, não é difícil de se encontrar o esquema elétrico do aparelho, que é bem simples e muito similar aos dos demais equipamentos da época, como simples é, também, a sua montagem interna.
Valeu Marcelo, interessante este ponto onde o projeto pode oferecer maior potência mas a gradiente não aproveitou
Fui o primeiro revendedor Gradiente na cidade inicialmente a Gradiente foi fundada em fábrica em Santo Amaro por três jovens Eng., me lembro de um o Henrique. Montei muitas discotecas em todo noroeste paulista. Meu Pai era experte em desenhar e fabricar em nossa marcenaria aí no Rio em Copacabana tinha um cobra em São Paulo tinha um que conheci mas não lembro nem o nome importava alguns falantes Altec. O Sr. Sabe que o Anhembi o galpão como o auditório foi todo sonorizar o pela Altec Lansing? Via Gradiente!
Interessante a informação Ricardo! Obrigado!