MELHORANDO A CURVA DE RESPOSTA
O que se pode concluir desses resultados, afinal, no que se refere à melhoria do alto-falante, independentemente do modelo considerado?
A curva inferior da Fig. 2 nos mostra uma perda de resposta da ordem de 6dB, para as frequências médias em torno de 200Hz, já que apenas a metade da tensão de entrada é aplicada ao alto-falante.
Assim, para as frequências correspondentes aos picos de impedância constatados, produz-se um aumento da tensão de saída. O exame das curvas da Fig. 3 mostra o que realmente se produz nesse momento, e o efeito resultante.
A curva superior mostra o desempenho acústico do alto-falante sem o resistor em série, e a curva inferior, com o resistor em série; a primeira tem um nível superior da ordem de 6dB nas frequências em torno de 200Hz.
Para as frequências mais baixas, da ordem de 70Hz a 80Hz, como se pode ver, a curva de resposta com o resistor em série se eleva quase que ao mesmo valor obtido sem o resistor.
Nessas condições. se a curva superior for superposta à inferior, de forma que coincidam os pontos de 200Hz, o valor do ganho na resposta de baixas frequências pode ser facilmente estudado.
É claro que se o alto-falante estudado for de tipo inferior, incapaz de produzir uma tensão de saída mensurável abaixo de 40Hz ou 50Hz, esses efeitos não poderão ser perfeitamente notados.
O acréscimo de um resistor em série pode ser bastante útil quando for utilizado um alto-falante muito amortecido, pois a saída de sons graves de um alto-falante desse tipo é frequentemente muito baixa, a menos que uma carga acústica conveniente lhe seja assegurada pelo sonofletor.
O resistor em série parece ainda mais útil quando tais alto-falantes são montados em sonofletores herméticos, ou sonofletores infinitos, nos quais a resposta de graves não é reforçada.
Quando o resistor de 8Ω é ligado em série com o alto-falante de 8Ω, a impedância refletida no primário do transformador de saída aumenta, podendo ocorrer um descasamento de impedâncias com a do circuito de saída do amplificador.
Em consequência, ocorre não somente a perda de potência no próprio resistor em série, mas também a devida aos problemas de descasamento de impedâncias.