Amortecimento de Alto-Falantes com Resistores em Série

Entretanto, nos picos da curva, a impedância do alto-falante é apenas parcialmente resistiva, já que nesses pontos ele apresenta uma impedância dinâmica muito grande.

Assim, o efeito de um resistor em série é menor nos picos, comparado com a própria variação de impedância neles observada.

FIG 2. Variação da tensão aplicada ao alto-falante em função da frequência, com e sem resistor em série.

As curvas de tensão da Fig. 2 são obtidas através da medida de tensão nos terminais do alto-falante. A curva superior foi levantada sem o resistor em série no circuito. Como se pode ver, a tensão nos terminais do alto-falante é quase constante em toda a faixa de frequências audíveis, funcionando o amplificador como uma fonte de tensão constante, com fator de amortecimento elevado.

Com o resistor em série no circuito (curva inferior da Fig. 2), as coisas se modificam, devido a um efeito de desajuste do amplificador: na faixa em torno de 200Hz, o valor da tensão aplicada ao alto-falante fica em torno, apenas, da metade da tensão de entrada.

Esse fenômeno é explicável, uma vez que nessa região a impedância do alto-falante é aproximadamente a mesma do resistor em série, de modo que a tensão disponível se divide igualmente entre o resistor e o alto-falante.

Entretanto, nos dois picos de impedância (40Hz e 80Hz), a tensão aplicada ao alto-falante se eleva até praticamente o valor total da tensão de entrada. Isto se explica pelo fato de a impedância do alto-falante atingir valores elevados nessas frequências.

Daí resulta que a maior parte da tensão aplicada aparece nos terminais do alto-falante, enquanto que apenas uma pequena parte é dissipada no resistor em série; a curva de tensão mostra, assim, dois picos correspondentes aos picos de impedância da Fig. 1.

Um efeito aproximadamente análogo produz-se nas frequências mais elevadas. Acima de 1kHz a 2kHz, quando a impedância do alto-falante continua a aumentar normalmente com a frequência, uma maior parte da tensão aplicada aparece nos terminais do alto-falante, e uma tensão menor surge no resistor em série.

Nessas condições, a curva inferior se eleva gradualmente, para se juntar à curva superior nas frequências mais altas.

Deixe um comentário