A Importância Do Ajuste Correto De BIAS

A ponteira preta continua em TP7. não se esqueça de que o rádio estará em SSB apertando-se a tecla PTT, mas SEM MODULACAO.

As setas indicam o movimento para fechar ou reduzir o valor do trimpot. E sempre em sentido anti horário, independente dele estar como acima ou de cabeça para baixo.

CONSIDERACOES FINAIS

Por que divulgamos este conhecimento? Porque nós mesmos não havíamos encontrado com facilidade. Também porque somos apaixonados pelo rádio e por eletrônica e acreditamos que conhecimento deve ser repassado. Respeitamos o tal “segredo profissional”, mas, nesse caso, há vídeos pela internet e os manuais dos rádios estão aí à disposição dos interessados.

Em segundo lugar, verificar a corrente de repouso é uma pratica saudável, pois nosso Voyager VR-148 GTL estava fervendo após alguns minutos de QSO. Como este aparelho segue o padrão do Cobra 148 GTL, a saída em AM deve ser de 4 a 5 watts e, em SSB, 12 watts. Lembrando-se que, no caso do CCE-8000, são dois transistores na saída, o que permite um ganho maior. Já o Cobra e o Voyager têm apenas um transistor na saída, no caso um 2SC1969, já não encontrado para venda.

Verificamos que a corrente da saída estava com mais de 250mA. Um “cambio espada” e lá se vai um transistor pro lixo. Cuidado, esses componentes comprados da China são todos “bichados”, não presta sequer um!

E os rádios Voyager. MegaStar e Superstar? Seguem o padrão acima, mas com valores de corrente indicado no manual de serviço.

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