O ajuste para o mínimo é feito girando o cursor do trimpot para a esquerda, ou seja, sentido anti horário.
A seta vermelha indica o trimpot de ajuste do driver ou pré. A sequência correta para todo ajuste de BIAS e fechar todos os trimpot e atuar primeiramente no trimpot correspondente ao driver.
FERRAMENTAS E SEQUENCIA DE AJUSTES
Estamos falando do CCE-8000 e, embora seja um rádio com quarenta anos de fabricação, sua placa principal e bem semelhante aos rádios modernos com chassis da Ranger EPT360015C. Dica preciosa: se precisar de manual de serviço ou esquema, procure por este número no chassi de seu rádio.
Mas, antes de prosseguir, um alerta vermelho para você: NAO FUTRIQUE, NAO PALITE nada em seu radio se você não tem pelo menos o curso básico de eletrônica!
Os técnicos famosos do YouTube tem ferramental caro como osciloscópio, geradores de sinais e anos de experiência. Por isso eles cobram bem pelos serviços prestados.
Ferramenta básica só para aferição e ajuste de BIAS: multímetro com escala de miliamperes e uma chave de fenda de plástico. Um palito de bambu usados como espeto de churrasquinho serve muito bem.
Passo 1 – Coloque seu multímetro (eu prefiro os analógicos) na escala de 250 mA
Passo 2 – Ponteira vermelha no TP9 (sempre ele)
Passo 3 – Ponteira preta no TP8, pois e o ponto de ajuste do pré ou driver.
Passo 4 – Com o rádio em SSB e ganho de mike no mínimo (se tiver) no centro da faixa,
aperte a tecla PTT. NAO MODULE!
Passo 5 – Ajuste o trimpot correspondente ao transistor driver, no caso do CCE-8000 e o pot VR-11 para a corrente indicada no manual de serviço: no caso do CCE, 50mA.
Cabem aqui umas informações adicionais: o rádio precisa estar conectado a fonte de tensão, ter uma carga fantasma no conector da antena. Pode ser a antena mesmo.
Qualquer deslize, o rádio não estará sem antena ou uma carga. Transmitir sem antena queima os transistores, certo?
A abertura do trimpot deve ser delicada, para que não ultrapasse o valor pedido no manual de serviço.