Álvaro Neiva
Continuando nossa série em circuitos discretos classe A, vamos analisar outro estágio seguidor, dessa vez com uma Válvula Eletrônica Tríodo.
Os três eletrodos de uma válvula tríodo são o Catodo, a Grade de Controle e a Placa ou Anodo. Além disso temos o filamento, que aquece o catodo indiretamente ou pode ser usado como catodo nos tríodos de aquecimento direto.
O Tríodo é um dispositivo controlado por tensão, tendo como portadores de corrente os elétrons, portanto unipolar, e elevada impedância de entrada.
Diferente dos FET’s, que são dispositivos semicondutores, porque neles a condução de corrente se dá num cristal semicondutor, o mecanismo de condução de corrente nas válvulas eletrônicas é o efeito termiônico, descoberto logo após a invenção da lâmpada elétrica.
Verificou-se que um filamento condutor, como o que produz luz numa lâmpada incandescente, quando aquecido a alta temperatura, no vácuo, acrescia energia suficiente aos elétrons de valência dos átomos de que é feito, para criar uma “nuvem eletrônica” no espaço próximo.
Introduzindo um eletrodo mantido a um potencial mais positivo que o filamento, os elétrons da “nuvem”, que tem carga negativa, são atraídos para esse eletrodo, que passa a funcionar como Anodo, também chamado de Placa, por sua construção mecânica ser feita com uma chapa de metal, dobrada de forma adequada. O filamento aquecido, nesse caso, se comporta como o Catodo, o eletrodo de menor potencial entre os dois que participam da condução de corrente.
*Engenheiro Eletricista