Ademir – PT9-HP
Se você e um técnico experiente, calejado em consertos de rádios Faixa do Cidadão, nem precisa ler este artigo. O que vou repassar para vocês é algo que a necessidade me obrigou e aprendi a fazer, fazendo!
Mas já adianto que ajustar corretamente a corrente de repouso dos transistores de saída de um rádio tem tudo a ver com a saúde deles, especialmente hoje em dia, quando conseguir transistores 2SC1969 novos é praticamente impossível.
Todo transistor precisa ser polarizado corretamente para que funcione da maneira para o qual foi projetado. No caso da corrente de repouso ou BIAS (leia-se “baias”) ela vai definir os limites mínimo e máximo – especialmente – para que o transistor trabalhe com a potência necessária.
Alguns rádios, como os Voyager e outros multicanais, têm um limite maior, pois esses aparelhos, ao contrário do padrão americano e brasileiro, podem fornecer até 30 watts de potência, ou mais, à carga. Mas os transistores usados também são apropriados para essa potência toda.
Nos aparelhos modernos, são usados transistores MosFET, como o IRF 520 e não os bipolares, como os velhos 2SC1969.
Antes de tudo, você vai precisar do manual de serviço do aparelho e o esquema. Claro, achar um esquema ou manual de serviço para seu Voyager VR-84 é impossível. Na verdade, os rádios modernos usam um único chassi, ou placa interna, projetada pela Ranger.
Não importa o nome do rádio, como Voyager, Megastar, Hannover, Superstar, achando o modelo da placa, você acha fácil na internet o manual de serviço.
Primeiro passo: localize na placa do rádio os TP – Test Point ou ponto de teste. Nos rádios modernos, são aqueles terminais onde está encaixada uma chapinha de circuito impresso. Esses pontos de teste, os trimpot e os transistores driver e de saída estão na parte traseira do rádio.
As fotos explicam com detalhes. Os rádios Cobra e alguns modelos clones deste não usam essa chapinha, mas têm os pontos de teste identificados na placa.
Na maior parte deste artigo, falaremos sobre o ajuste de BIAS do CCE-8000.
Essa chapinha faz contato com os três pontos de teste. O terceiro ponto é o ponto comum, onde há corrente. O primeiro e segundo referem-se ao ajuste do pré e saídas; no caso do CCE-8000, são dois transistores, por isso e preciso atuar em três trimpot.