Alfredo Manhães*
Eletrostática
Vimos no artigo da edição anterior de Antenna (setembro/2020) que a matéria é constituída de átomos, e estes por sua vez são compostos por partículas denominadas elétrons, prótons e nêutrons. Verificamos que essas partículas são dotadas de carga elétrica, uma condição natural da matéria, onde os elétrons apresentam carga negativa, os prótons têm carga positiva e os nêutrons têm carga nula.
Constatamos que o acúmulo de cargas elétricas em um corpo pode fazê-lo se eletrizar, tanto positiva quanto negativamente, e que alguns materiais chamados condutores permitem que estas cargas se desloquem com certa facilidade, ao que passo que outros, denominados isolantes, dificultam essa movimentação. Também tratamos das diversas formas de se promover a eletrização dos corpos e verificamos que é possível observar esse fenômeno com o uso do eletroscópio.
Assim iniciamos o estudo da Eletrostática, área da Física que estuda as propriedades das cargas elétricas em repouso, envolvendo as interações entre corpos eletrizados e as grandezas elétricas a elas associadas.
Princípios da Eletrostática
1. Atração e Repulsão
Quando dois corpos eletrizados são colocados em presença um do outro observa-se que eles podem se comportar de duas formas. Observe o esquema mostrado no quadro 1:
*Engenheiro de Computação