Substituição de ponte retificadora
de selênio por diodos de silício
no Philips NG-1120
Alguns restauradores puristas são contra a troca de retificadores de selênio por diodos de silício. Presumem que isso afetará a originalidade do aparelho. O que poucos sabem é que isso chegou a ser feito em alguns equipamentos pelo próprio fabricante.
Figura 1. Diodos tipo OA210 foram usados pela Philips, em aparelhos como o NG-1120, quando a ponte de selênio SR 125 B 160 deixou de ser fabricada.
A substituição ocorreu com o equipamento valvulado NG-1120, de alta fidelidade, de 1957. O conjunto era integrado por amplificador de potência (2 X EL34 na saída, com ECC83 como inversora), em configuração tipo Williamson ou “Ultralinear”, mais pré-amplificador/equalizador, toca-discos tipo AG.1005, divisor de frequências e alto-falantes de graves e agudos. Até hoje o circuito tipo Williamson é considerado um dos mais perfeitos para reprodução sonora de alta fidelidade. No pré-amplificador/equalizador eram utilizados duplos tríodos: três válvulas ECC83 e uma ECC81.
*Dante Efrom, PY3ET. Antennófilo, jornalista, radioamador, redator e autor de textos técnicos sobre eletrônica, radioamadorismo e reparações. Assinante, leitor e colaborador de Antenna/Eletrônica Popular no tempo de G.A. Penna, PY1AFA.
muito bom estes artigos de antenas e díodo parabéns 👏👏
Grato, colega Ajor Machado! Fique em contato: esperamos poder contar sempre com o colega entre os leitores de Antenna. Abraço.