Voltímetros e amperímetros DC digitais de painel – Tudo que você precisa saber sobre eles

Outros modelos: ZC-15400, TC0002, DSN-V288 e WR-005

Todos estes modelos têm uma coisa em comum: possuem dois conectores, assim como o YB-27VA, sendo um com 2 fios, preto e vermelho, para alimentação e outro com 3 fios. No conector de três fios temos preto e vermelho para medida de tensão e outro que, em geral, é amarelo, é utilizado para a ligação do shunt externo se quisermos medir correntes maiores que 10A.


Na fig.3 vemos tipos de shunt de corrente para serem usados nestes voltímetros/amperímetros de painel.

Fig. 3 – Shunts de corrente

O que é e para que serve um shunt de corrente

Antes de prosseguir mostrando como fazer a instalação destes instrumentos vale a pena tratar sobre os shunts de corrente.

Todos os instrumentos digitais são, por construção, um medidor de tensão, diferentemente dos analógicos que são medidores de corrente.

Trocando em miúdos, para medir corrente num instrumento digital precisamos fazê-la passar por um resistor, denominado shunt, sobre o qual teremos uma queda de tensão proporcional à corrente.

No caso destes instrumentos de paine,l esta queda de tensão costuma ser 75mV, logo, de acordo com a corrente máxima a ser medida, teremos uma resistência diferente para o shunt.

Por exemplo, se queremos medir 100A a resistência do shunt deverá ser 75mV/100A = 750μΩ.  Isso mesmo: 750 microohms!

Ah! Não se esqueça que, neste exemplo, a potência máxima dissipada no shunt será 7,5W por isso, aquelas “coisas estranhas” que apareceram na fig.3.

Agora que você já sabe o que é e para que serve um shunt de corrente podemos passar a instalação dos instrumentos.

Deixe um comentário