Boa parte dos produtos áudio disponíveis no mercado, que possuem conectividade USB, usam o modo síncrono, ou seja, permitem que o PC controle o fluxo de dados.
O grande problema é que PC´s não são ideais para realizar o envio de dados de forma ininterrupta e constante, pois há a necessidade de se realizar outras tarefas simultâneas, sejam estas do sistema operacional ou dos programas utilizados.
Isso faz com que a saída de dados, apesar de estar em média no valor correto, pode apresentar pequenas flutuações. Essas flutuações são similares às já citadas aqui, em artigos passados, e o resultado final já é conhecido de nossos leitores: o velho “jitter”, traduzindo-se em maior distorção, por causa da pior reconstrução do sinal analógico e maior nível de ruído.
Outra parte dos produtos encontrados no mercado usa o modo adaptativo, que se subdivide em duas classes: o modo isócrono, onde o master envia os dados a uma taxa relativamente constante, o receptor calcula a taxa de amostragem e faz com que sua saída seja constante através do uso de armazenamento em memória digital.
A outra classe é o modo assíncrono adaptativo, onde os dados de entrada são convertidos para outra taxa de amostragem utilizando uma base de tempo separada. Devidamente implementado, este modo diminui grande parte do jitter inerente ao conceito USB, mas não o elimina totalmente.
Em resumo, o modo adaptativo também não é ideal, pela dificuldade da estabilidade no envio do streaming com uma velocidade constante. Além do mais, como já citei, pode haver outras unidades compartilhando o mesmo cabo USB, gerando flutuações no sinal recebido.
Já o modo assíncrono permite que bases de tempo externas sejam utilizadas como master. Em muitos casos, o produto que trabalha nesse modo já incorpore uma base de tempo de precisão.
Nesse modo, o produto que está fazendo a conversão de áudio controla o fluxo de dados, o que faz com que a questão de flutuação da base de tempo seja minimizada, e, portanto, que o jitter diminua também.
No mundo profissional, onde há muitas possibilidades de fontes de sinal USB, há a possibilidade de se usar uma base de tempo principal e o protocolo USB Audio permite se selecionar a base de tempo no equipamento. Ela se torna nesse modo completamente independente do master e, portanto, não é afetada pela flutuação do processo de transmissão USB.