Uma Versátil Fonte de Alimentação para a Bancada de Eletrônica do Experimentador

Confira tudo novamente antes de ligar a chave de alimentação. Ao acioná-la, o LED verde deverá acender, indicando que a fonte está ligada. O LED vermelho deverá ficar apagado.

Foto 6: Painel da fonte montada

Conclusão

Terminada a montagem da fonte de alimentação, conecte uma carga resistiva, um resistor de 100 ohms x 5 watts, por exemplo, aos bornes de saída da fonte, e, em paralelo, um multímetro na escala de 20 Volts CC. Meça a tensão de saída em cada posição da chave seletora de tensão.

Pequenas variações na leitura das tensões de até uma casa decimal são plenamente aceitáveis.

Teste também a saída não-regulada de 30 volts CC. Para testar o acionamento do alarme de sobrecorrente, desligue a fonte, selecione no painel a escala de 5 volts e conecte um resistor de 4,7 ohms x 10 watts na saída da fonte. O LED vermelho deve acender pois 5 volts / 4,7 ohms > 1 ampère.

A figura 3 é apenas uma sugestão para o painel frontal da fonte. Você pode trocar a tensão de saída de 6 volts, hoje menos usual, pela tensão de 3,3 volts.

Também, você pode substituir o LED vermelho por um buzzer de modo que o alarme de 1 ampère seja sonoro e não visual, ou ambos.

Figura 3: Painel frontal da Fonte de Alimentação de Bancada

Deixe um comentário