João Alexandre da Silveira*
Uma bancada pessoal de eletrônica pode ser uma mesa de qualquer tamanho, mais ou menos organizada, encostada num canto qualquer de uma sala, mas é um pequeno laboratório de montagens e ensaios de circuitos eletrônicos, e, por isso, necessita de certos instrumentos para medidas elétricas, um gerador básico de sinais e outros aparelhos eletrônicos de apoio ao montador.
Um desses aparelhos que devemos ter em uma bancada é uma fonte fornecedora de energia para alimentar os circuitos que vamos montar e fazer experimentos.
Uma boa fonte de energia, ou fonte de alimentação, deve fornecer uma tensão contínua sempre fixa para qualquer valor de carga que vai ser alimentada.
Nesse projeto, mostramos passo a passo como montar uma fonte de alimentação regulada bem simples com as cinco tensões de saídas mais comuns: 5, 6, 9, 12 e 15 volts CC.
Também está disponível em nossa fonte de alimentação uma saída não regulada independente de cerca de 30 volts CC que pode ser utilizada para experimentos com motores e outros dispositivos que necessitem de tensões até essa amplitude. Incluímos um alarme visual com um LED vermelho que sinaliza quando a corrente fornecida pela fonte ultrapassa 1.000 miliampères.
*Autor do livro “Experimentos com o Arduino”