Uma questão de eletricidade básica de concurso público mal elaborada

Na fig. 4 o terminal negativo de E2 vai ligado ao ponto A (fig.1) e a resistência interna do miliamperímetro se soma a R1 nos dando uma corrente de 293mA.

Fig. 4 – Medição da corrente na trilha AD com o negativo de E1 ligado em D.

Em nenhum dos dois casos a corrente obtida se aproxima do valor calculado (nem deveria) pois, foi considerado que a resistência interna do miliamperímetro seria nula.

E assim, São Tomé viu e acreditou que a questão está mal formulada e não tem objetivo prático para avaliar o conhecimento de um futuro técnico da instituição!

Duas observações interessantes

Note que as correntes medidas deram diferentes porque R1 é diferente de R2.

Se fossem usados valores bem maiores para os resistores R1 e R2 o valor calculado se aproximaria do medido, pois a resistência interna do miliamperímetro teria impactado menos.

Considerações finais

Quem elabora questões de concurso para preenchimento de cargos técnicos talvez não saiba qual área o postulante ao cargo irá ocupar dentro da instituição, que pode ser de reparos de equipamentos, desenvolvimento de pequenos projetos ou, até mesmo, assessorar o setor de compras.

Sendo assim, as questões precisam ter um pé na teoria e outro na prática.

A questão aqui analisada embora, no fundo, tivesse uma aplicação prática, não a levou em conta.

Embora possamos encontrar uma resposta teórica, ela não se sustenta na prática porque foi omitida uma informação importante, a resistência interna do amperímetro.

Em resumo, a meu ver, está mal formulada.

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