Depois queremos apagar esse LED colocando um nível alto (HIGH) nessa mesma porta, também por 1 segundo.
O resultado final será o LED RX do Arduino ProMicro piscando numa frequência de 1 pulso por segundo (ou 1 hertz). Experimente outros valores para a função delay(),que fica dentro da função de repetição loop().
Simulando um Sensor Resistivo no Arduino
Depois de verificar que a plaquinha do Arduino está funcionando corretamente, podemos fazer um primeiro experimento ainda no IDE aberto na tela do PC. Vamos simular o comportamento de um sensor resistivo conectado a uma porta analógica do nosso Arduino ProMicro.
Sensores resistivos são dispositivos que variam sua resistência elétrica conforme certas características físicas ou químicas; como temperatura, luminosidade, umidade, concentração iônica e outras.
Nesse experimento vamos usar um potenciômetro de 1KΩ conectado a uma porta analógica do Arduino para simular um sensor resistivo. Os valores lidos serão mostrados no terminal do IDE: no espaço negro logo abaixo da área de edição.
Agora sim, vamos precisar de um pequeno protoboard que acomode o Arduino ProMicro com alguns contatos livres para podermos fazer as conexões com um potenciômetro, conforme o diagrama abaixo. Esse modelo de Arduino possui 4 entradas analógicas de 10 bits, identificadas como A0 até A3 (pinos 36 a 39 do microcontrolador). Desconecte o cabo USB do PC e faça a montagem desse pequeno circuito no protoboard. Aqui vamos conectar o cursor do potenciômetro P1 de 1KΩ à entrada A0, e os seus extremos aos pontos VCC e GND do Arduino ProMicro.