Uma Interface HID com Arduino – Parte 2

Uma descrição sumária em pdf de cada bloco e cada pino do microcontrolador ATmega32U4 pode ser baixada na página do fabricante, nesse endereço web:

https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/Atmel-7766-8-bit-AVR-ATmega16U4-32U4_Summary.pdf

Já uma descrição, também sumária, do Arduino Leonardo pode ser baixada neste link do endereço oficial do Arduino.

Também naquela primeira parte desse nosso trabalho, falamos da porta USB como sendo um barramento serial criado por grandes empresas de tecnologia nos anos 1980, para unificar em uma só interface todas as outras até então existentes quando do surgimento do PC.

Nessa época, para que o sistema operacional do nosso PC reconhecesse um novo dispositivo, um mouse, uma impressora ou um plotador conectado a qualquer uma das muitas portas nele existentes, tínhamos que instalar um ‘driver’ específico para esse novo hardware.

Para os experimentos com nossa interface HID, vamos precisar de um Arduino ProMicro e de um cabo com um conector microUSB numa ponta (para o Arduino) e um conector USB tipo A na outra (para o PC); como mostrado na figura abaixo.

Também vamos precisar de um potenciômetro de 1K ohms, um joystick de controlador de games e um simples botão tipo push-button.

Por fim, precisamos ter o ambiente integrado de desenvolvimento (IDE – Integrated Development Environment) do Arduino, instalado no PC. Para isso, acesse esta página do Arduino, selecione à direita o sistema operacional do seu PC e baixe o IDE apropriado. Há versões para Windows, iOS e Linux.

Deixe um comentário