A carga não irradiante de 50 Ω é composta por um arranjo de resistores em paralelo e foi feita por tratar-se de kit didático para uso em laboratório de eletrônica. Caso seja conectada uma antena externa, não será necessária.
Para os colegas que desejarem aprofundar seus conhecimentos em transmissores comutados que utilizam etapas de RF tipo classe E, adicionei algumas referências interessantes. A primeira é o artigo8 dos radioamadores americanos Sokal – WA1HQC e Sokal – WA1HQB que inventaram e patentearam este tipo de sistema de alto rendimento.
A seguir temos dois artigos (partes 1 e 2)9,10 veiculados na renomada revista QST, da ARRL, onde o radioamador Rutledge – KN6EK discorre sobre este tipo de etapa de RF e apresenta uma aplicação bem legal. Finalmente, o site Classe E Radio11, mantido por WA1QIX e colaboradores, que é um dos mais relevantes para a gente se aprofundar no assunto.
3. Montagem e ajustes:
A Figura 3 apresenta o protótipo funcional confeccionado pelos alunos Dônavan e Welinton. Nela se vê a fonte de alimentação em duas opções (chaveada, comprada pronta, ou linear, montada na mesma placa de circuito impresso do modulador), o pré-amplificador de áudio com o modulador, o oscilador com a etapa de RF e, finalmente, a carga não irradiante.
Figura 3
muito legal este artigo tive o previlegio de conhecer pessoalmente o Hernani uma excelente pessoa tenho aqui no schack um transmissor desses feito Hernani e um amplificador linear com duas 811 que guardo com muito carinho