Uma faceta pouco conhecida em nosso meio era a de ter sido autor de livros4,5 com relativo sucesso, o que gerou convite para a sua participação no Jô Soares Onze e Meia, programa de entrevistas, à época, do SBT.
Figura 1: Ernani Hadres no seu shack – Fotografia de Henrique – PY3APY
No entanto, nunca deixou de lado o radioamadorismo. Ele tinha apreço por prospectar novos circuitos eletrônicos de boa performance e são incontáveis os protótipos elaborados, entre os quais, para citar, há pré-amplificadores para microfone, equalizadores de áudio, osciladores a cristal, VFOs (osciladores de frequência variável), receptores, pré-seletores de RF, amplificadores lineares, antenas, acopladores e, muito especialmente, transmissores de baixa potência. Devido a este fato, o título do tópico é uma alusão jocosa à expressão “QRO – o lado negro da força”, utilizada por alguns colegas radioamadores, entre eles o Marcínio – PU5KRO, mantenedor do site 813am6.
O acervo técnico (esquemas, anotações e projetos) me foi destinado pelo filho Jonas Hadres por recomendação expressa do Ernani, motivo de grande honra.
2. Transmissor QRP
O transmissor AM (modulação em amplitude) proposto baseia-se no princípio do Chopper de RF (radiofrequência) tipo Shunt, apresentado no artigo de CARLSON em 19677. Este conceito serviu de referência para a configuração que utiliza um amplificador de áudio onde a carga é o circuito de RF, normalmente com etapa de potência em classe E (transistor operando em comutação ou chaveamento).
muito legal este artigo tive o previlegio de conhecer pessoalmente o Hernani uma excelente pessoa tenho aqui no schack um transmissor desses feito Hernani e um amplificador linear com duas 811 que guardo com muito carinho