Leo Weber – PY3ST*,1
Neste artigo será apresentado um transmissor de baixa potência, livre implementação do icônico projeto Microhobby, do colega argentino Norberto – LU8EHA2, que foi adaptado no Brasil, entre outros, pelo colega Ernani – PY3EHH (SK).
É uma singela homenagem ao Ernani, exímio experimentador que montou dezenas destes TX para radioamadores do sul do país, nos deixando um imenso legado. Agradeço aos técnicos Dônavan Leichtweis e Welinton Junior Ceconello , ex-alunos do Curso Técnico de Eletrônica da Fundação Liberato3, responsáveis pelo layout, montagem e testes do protótipo didático que é objeto deste material.
1. Ernani, o último Jedi
Conheci o Ernani através do amigo comum Lauro – PY3BZM. Ao chegar no seu shack, me deparei com a visão do QRP do LU8EHA e foi amor à primeira vista.
Encantou-me a beleza da montagem caprichada, organizada e funcional que ele fez, em que os componentes e as trilhas estavam do mesmo lado da placa de circuito impresso, um sistema semelhante à SMD (Surface Mounting Device), mas que utiliza componentes PTH (Pin Through Hole).
A pergunta que fiz, imagino, é a mesma na mente de todos leitores: por que fazer assim? Da resposta do Ernani me lembro até hoje: “muito simples meu caro, facilita a manutenção”.
Ernani Hadres (Figura 1) cursou Teologia na Igreja Luterana e tinha profundo conhecimento de filosofia, eletrônica e materiais. Lembro-me das aulas que recebi sobre temas complexos, acerca dos quais tinha pouca ou nenhuma noção. Mas também era uma pessoa muitíssima habilidosa e de incomum senso prático. Seu pai fora mecânico e eletricista, de quem herdou a capacidade autodidata de fazer coisas, buscar soluções e “bolar” suas próprias ferramentas.
Atuou como professor de Matemática e Lógica, mas em função da baixa remuneração, resolveu migrar para a área de venda técnica, onde trabalhou como representante de empresas de soldas, chefe de departamento de vendas e, mesmo após a aposentadoria, como consultor de treinamento de equipe de vendas.
* Professor de Sistemas de Comunicações
muito legal este artigo tive o previlegio de conhecer pessoalmente o Hernani uma excelente pessoa tenho aqui no schack um transmissor desses feito Hernani e um amplificador linear com duas 811 que guardo com muito carinho