No entanto, agora a junção base-emissor do transistor sob teste (DUT) faz parte da malha de realimentação negativa de um amplificador operacional. Este amplificador ajustará a tensão do emissor para igualar o potencial da entrada inversora, assim como o da base, ao da referência presente em sua entrada não inversora. Fixando dessa forma a tensão na base do transistor. Por consequência, a corrente através de R1 permanecerá constante. Dado que a junção base-emissor está em série com esse circuito, podemos concluir que a corrente da base não será afetada pela queda de tensão na junção nem pelas variações de temperatura.
Uma qualidade adicional desse estágio é fornecer correntes equivalentes para transistores NPN e PNP, mediante poucas alterações.
Figura 5.
D1 não é um simples diodo Zener, como mostrado no desenho, mas sim uma referência de precisão. Essa referência pode ser constituída por um circuito integrado e alguns componentes externos, ou exclusivamente por componentes discretos, dependendo das opções disponíveis e das características técnicas almejadas. Isso garantirá que a corrente da base permaneça independente das flutuações na tensão de alimentação. Em razão da exigência de uma referência precisa, estabilizada em temperatura, na prática, o circuito será mais complexo que o ilustrado ou exigirá componentes difíceis de adquirir no mercado brasileiro.
Por esse motivo, e com o objetivo de manter o projeto acessível a todos, optou-se por uma solução baseada em um divisor de tensão resistivo. A escolha foi possibilitada em razão de que a fonte de alimentação regulada fornece a estabilidade de tensão necessária para manter a corrente de base dentro dos parâmetros requeridos para o projeto. Portanto, é essencial que a fonte esteja corretamente ajustada e que o regulador LM317 seja de alta qualidade.
O circuito final é simples, de baixo custo, apresentando boa estabilidade térmica e simetria da corrente.
Olá.
Parabéns pelo ótimo trabalho que vocês estão fazendo.
Quando será publicada a segunda parte desse ótimo artigo e quem é o autor?
Obrigado, Luis!
O autor é o Fábio Timi, e nós, por lapso, nos esquecemos de colocar o link na página Eletrônica do sítio. Já está lá, mas o link é este https://revistaantenna.com.br/um-simples-medidor-de-hfe-para-transistores-de-baixa-potencia-parte-ii/ Abraço!