Lembro-me agora que, no ano de 2009, recomendei a um fabricante europeu de equipamentos High-End que soldasse os LEDs distanciados da PCI. Infelizmente, esse fabricante parece ter ignorado minha recomendação. Sendo que sua prática de soldar os LEDs rentes à placa resultou em diversos amplificadores defeituosos espalhados pelo mundo.
O LED D10, de 3 mm ou 5 mm e na cor verde, sinaliza que o aparelho está ligado. O leitor tem a liberdade de escolher o modelo e a cor que preferir. Este é um LED comum, não de alto brilho.
Embora existam circuitos integrados (ICs) mais apropriados para as posições IC1 e IC2, optou-se por modelos de baixo custo e de fácil acesso no mercado brasileiro, visando facilitar a montagem para todos. Um dos desafios da eletrônica é fazermos o possível com, talvez, o pouco que tenhamos.
Os CIs podem ser soldados diretamente na PCI, entretanto, a utilização de soquetes com pinos torneados é conveniente.
Ajuste
Após a montagem ser concluída e revisada, é necessário ajustar a tensão da fonte de alimentação. Para isso, o aparelho deve permanecer ligado por aproximadamente trinta minutos. Em seguida, ajustaremos VR1 até obtermos exatamente 15,0 V entre os ‘jumpers’ existentes na PCI.
Utilização
1 – Com o multímetro configurado para a função DCV, conecte a ponta de prova vermelha ao borne +DVM e a ponta de prova preta ao borne -DVM. Em seguida, selecione a escala apropriada. Por exemplo, em um multímetro de 3 ½ dígitos ou 2000 contagens, a escala de 2 V (2000 mV) pode ser utilizada, pois oferece a resolução ideal de 1 mV e permite leituras de até 2000.
Como sabemos, variações pequenas de hFE podem ser arredondadas. Portanto, para escalas com resolução melhor que 1 mV, uma leitura de 245,7 mV pode ser arredondada para um hFE de 246.
2 – Antes de conectar o transistor ao medidor, é necessário selecionar a chave SW1 para a posição que corresponda à polaridade do transistor sob teste, seja NPN ou PNP.
3 – Transistores de baixa potência, tais como TO-92 e TO-18 podem ter seus terminais encaixados em um soquete, observando a correta disposição de coletor, base e emissor.
Existem soquetes específicos para transistores. No entanto, esses podem ser difíceis de encontrar no Brasil. Por essa razão, uma alternativa possível seria utilizar uma barra de pinos fêmea com espaçamento de 2,54 mm. Outra opção a ser considerada é a segmentação de um soquete para circuitos integrados, que possua pinos torneados.