Caso não seja possível adquirir o trimpot, ele pode ser substituído por um resistor fixo de 120 ohms, 1%, ¼ W, de filme metálico. Com essa substituição, é provável que não obtenhamos exatamente 15 V na fonte de alimentação, o que pode resultar em um erro de exatidão na medição de hFE. No entanto, as medições ainda manterão a precisão.
SW1 a SW4 são mini chaves de alavanca do tipo ON-ON, todas com 2 polos x 2 posições.
SW5 pode ser do mesmo modelo que as anteriores ou ser de apenas 1 polo x 2 posições. Opcionalmente, SW3 pode ser uma unidade monoestável que sempre retornará à posição ‘Norm’ (normal).
É preciso, mais uma vez, ter atenção quanto à qualidade dos componentes. Muitas chaves encontradas no comércio são de baixa qualidade, derretendo no momento da soldagem e/ou apresentando mau contato. Não por coincidência são de marcas chinesas ou de origem desconhecida. Alguns vendedores tentam esconder isso dizendo apenas que o produto é “importado”.
Caso o leitor tenha dessas chaves em seu estoque, poderá tentar aproveitá-las aplicando pequena quantidade de resina epóxi, para alta temperatura, entre os terminais e o corpo da chave. Antes de aplicar a resina é aconselhável limpar a chave com álcool isopropílico, tomando o devido cuidado para o produto não escorrer para o interior da chave. A fotografia ao lado demonstra onde a resina deve ser aplicada.
D5 é um LED amarelo de alto brilho, com 3 mm ou 5 mm de diâmetro. Certamente, o leitor pode optar por LEDs de outras cores ou tipos. A única exigência é que seja de alto brilho.
Por outro lado, D6 a D9 devem ser LEDs verdes comuns de 5 mm com tensão direta próxima dos 2,1 V, uma vez que os LEDs de alto brilho, os quais podem ter uma tensão direta mais alta, não são adequados para essas posições. Há LEDs de outras cores com tensão direta de 2,1 V, mas o LED verde é o mais comum.
Estes LEDs (D6 a D9) são soldados diretamente na PCI, porém distanciados desta em 5 mm ou mais.
É importante ressaltar que LEDs de 3 mm não são recomendados para essas posições.