Um Simples Medidor de hFE para Transistores de Baixa Potência – Parte II

FM Timi*

Prática

O circuito pode ser acondicionado em uma caixa plástica ou metálica. Esta última é preferível por servir de blindagem. Neste caso, deve-se conectá-la ao terminal 3 ou 4 de SW1 (GND do circuito). É aconselhável também conectá-la ao “terra” da instalação elétrica, quando este estiver disponível.

O transformador de força pode ser de 15 V x 100 mA ou 7,5 V + 7,5 V x 200 mA. Para este último, o terminal central do secundário é ignorado.

É perfeitamente aceitável utilizar um transformador com uma corrente superior.

A discrepância na corrente mencionada é atribuída à prática, comum entre muitos fabricantes, de somar as correntes dos secundários dos transformadores com derivação central ou de três fios. Portanto, um transformador comercializado como 7,5 V + 7,5 V x 200 mA pode, em muitos casos, fornecer apenas 100 mA por secundário.

É importante prestar atenção à relação tensão/corrente ou VA (volt-ampere), pois ela pode esclarecer a “potência” do transformador. Essa relação é obtida ao multiplicar a tensão pela corrente de cada secundário e deve sempre ser informada pelo fabricante. Se, por exemplo, encontrarmos uma especificação de 1,5 VA para um transformador anunciado como 7,5 V + 7,5 V x 200 mA (em vez dos 3 VA esperados), isso significa que ele oferece 100 mA por secundário. Uma das razões pelas quais os fabricantes adotam essa prática é a suposição de que o consumidor construirá uma fonte simples com retificação em onda completa usando dois diodos (um para cada secundário), o que resultará na soma das correntes.

Um transformador de 9 V + 9 V pode ser utilizado como alternativa. O dissipador de calor de IC3 foi dimensionado considerando essa opção. Em uso normal, IC3 operará quase sem aquecimento.

A maioria dos pequenos transformadores disponíveis no mercado possui três fios no enrolamento primário, e o diagrama elétrico foi elaborado levando isso em consideração. Para transformadores que apresentam quatro fios no enrolamento primário (ou seja, dois enrolamentos primários independentes), o leitor pode se orientar pela ilustração da Figura 7.

*Projetista de Equipamentos High-End de Áudio

Deixe um comentário