*A cargo de Ademir, PT9HP
Extraído do site www.cb27.com tradução livre de Ademir PT9HP
Como eu tinha problemas de ajuste de uma antena, e por isso a relação de ondas estacionárias era excessiva, decidi desenhar um acoplador para 27MHz que funciona às mil maravilhas.
É uma montagem muito simples e com componentes de fácil aquisição. E é tamanho o grau de ajuste, que cheguei a duvidar do medidor de estacionárias já que em onda refletida a agulha do instrumento nem se movia.
Medido através de uma carga não irradiante (a tal “carga fantasma”), as perdas por inserção são insignificantes. Espero que este projeto sirva a você como serviu a mim.
Para a realização deste acoplador, utilizei dois capacitores variáveis usados comumente em rádios de ondas médias e FM (até vendidos em camelôs). Eles têm a vantagem de incorporar 4 seções (duas para AM e duas para FM) e seus trimmers, o que nos permite um grande número de combinações e variedade de ajustes.
Para esta montagem, eu utilizei as duas seções de FM em paralelo (20-60 pF no total) e com isso consegui ajustar uma antena vertical de 5/8 de ondas com uma ROE inicial de 1:2.5 a 1:1.1. Apesar de ter um dielétrico de poliéster, estes capacitores estão aguentando sem problemas potências superiores aos 120 watts de pico em SSB.
Dependendo do tipo de antena e de rádio, mediante as chaves S1 e S2 pode-se habilitar ou não os capacitores, caso se utilize, ou não, a parte “alta” ou “baixa” dos 27 MHz*
* O autor quer dizer, 26 a 30 MHz!