MONTAGEM
O filtro pode ser montado em uma caixa metálica, que acomode todos os componentes e proporcione acesso à bateria ou pilhas. Outra opção é uma caixa plástica (ABS) ou outro material isolante, internamente revestida por uma fina lâmina de alumínio ou cobre, a qual exercerá a função de blindagem.
Em ambos os casos, todas as partes metálicas da caixa devem estar eletricamente interligadas e conectadas ao ponto “M” da PCI ou ao GND do conector de saída.
Se a caixa não possibilitar acesso fácil à bateria (pilhas), considere fixar o suporte no lado externo da caixa. A bateria não precisa estar sob a blindagem.
A fiação das chaves e conectores deve ser a mais curta possível (Fig. 3).
Fig. 3 – Fiação.
FONTE DE ALIMENTAÇÃO
O circuito pode ser alimentado por uma bateria alcalina de 9 V ou seis pilhas de 1,5 V (AA).
Em razão do circuito consumir menos de 7 mA, o leitor poderá utilizar baterias ou pilhas comuns (de cloreto de amônio), mas a menor resistência interna das alcalinas (de hidróxido de potássio) permite que o circuito ofereça melhor desempenho.
Não é recomendado utilizar uma fonte de alimentação ligada à rede elétrica. Tanto o circuito eletrônico quanto a PCI foram desenhados para uso com pilhas ou bateria.