– Se quebrar, o televisor está perdido. Temos de pensar em algo para não termos de cobrar preços elevados somente por algo que pode ou não ocorrer.
– Hora de ir para a Oficina, turma! Hoje é seu dia de quitar a conta, Zé Maria!
Logo ao chegar, depararam com um televisor SEMP 32L1700 na bancada do Toninho.
– Mas que sujeito mais teimoso! Esse televisor estava ligado durante o temporal de quarta-feira e foi vítima de uma descarga elétrica vinda pela rede elétrica. Quando saí, ontem no início da noite, você havia dito que a fonte estava um bagaço e iria condenar o aparelho…
– Pois é, Carlito…Olhei… pensei… e resolvi passar uma régua nos componentes mais críticos e, acredite ou não, está funcionando!
– Hum… Você sabe muito bem que não gosto nem um pouco de reparar televisores atingidos por descargas elétricas.
– Sei disso, Carlito, mas, neste caso, não havia aqueles sinais característicos de curto-circuito e PCI danificada. Fui testando os componentes mais críticos e achei os culpados; O MOSFET estava em curto; o TL 431 idem e por fim o oscilador EM835.
-E de onde você arrumou um EM835?
– Simples, Zé Maria ! Acessei a Internet e, com um pouco de paciência e consulta aos amigos, descobri que o NCP1251 é idêntico. Retirei daquela placa ali, que estava na sucata, e pronto! Mais um salvo do purgatório!
– Muito bem…. Vamos então começar o dia com esse Philco de 39?
– Deixe ver: PH39N91DSGW. Tenho até o Manual de Serviço! Segundo a informação do proprietário está parado, novamente.
– Sim… Sim… Caso de retorno em garantia!
– No mês passado, quando abri o televisor, vi que tinha algo solto dentro do gabinete. Sacudi bem e achei um indutor solto da PCI. Ressoldei, funcionou por algumas horas e dei como caso encerrado.
– É, Toninho…. Mas a coisa parece ser bem mais complicada! Lembra-se do Sony que apareceu aqui na oficina há uns três meses? Fiquei curioso sobre aquele defeito com essa bobina que alimenta o inverter caída dentro do gabinete. Acabei por ter de trocar, pois estava marrom de tanto calor.