– Chega…. Olhe para isso, Toninho!
– Acho isso tudo a maior perda de tempo…Quantas placas aproveitamos desde o início do ano?
– Duas! Para esse monte de placas…
– Acho que vocês não sabem, mas assim mesmo, ou mesmo placas totalmente detonadas, valem dinheiro. Dias atrás vi em um site anúncio para a compra de PCIs danificadas, pagando R$ 8,50 o quilo. Veja aqui… Cheguei até a fazer uma simulação!
– Quer dizer que alguém vai andar mais de 300 km para vir até aqui, pagar R$ 8,50 o quilo de placas avariadas? Não entendi onde ele quer chegar.
– Estão retirando matérias primas importantes por um processo de reciclagem. As placas de que vocês falam tanto, possuem vários miligramas de Ouro, Paládio, Ródio…
– Já imaginou se soubéssemos como extrair esse material das placas do Toninho?
– Chega! Só ia me faltar essa. Vamos ao trabalho!
– A primeira do dia é essa Philips! Um televisor bem antigo. Não tem ainda o conversor digital, mas já é bem completo. Veja: tem entradas HDMI.
– Hum… modelo 32 PFL5403
– Liga, acende o “backlight”, aparece o ruído na tela e… desliga em seguida.
– O LED pisca quatro vezes, significando que existe um erro no barramento I2C.
– Ou seja… avaria na PCI Principal, onde está CPU
– Tarefa número um: Zé Maria ! Verifique as fontes
A placa estava um pouco oxidada. Neste caso, foram retiradas as blindagens, lavadas bem com detergente neutro, secas e limpas com álcool isopropílico. Examinados os conversores DC-DC com o osciloscópio, foi observado algum ruído, o que foi resolvido trocando alguns capacitores SMD com ESR elevado.
– Estes aparelhos Philips têm 2 bancos de resistores (resistors arrays) entre as memórias de vídeo e a CPU, que costumam apresentar resistores alterados ou abertos.
– Estão aqui, Carlito !
– Meça então cada um deles.
FIGURA 2