Se o leitor quiser se encontrar com os nossos amigos do TVKX, para uma conversa agradável, é bom acordar mais cedo, pois, às oito e meia da manhã, é certo que irão encontrá-los no balcão da Padaria do Mário, bem ali na pracinha.
Mas é melhor deixar para amanhã… Hoje já temos alguém tentando tirar algumas dicas ou informações do nosso trio:
– Mas mesmo assim…. O que vocês me aconselham?
– Já disse que é difícil atualmente se fazer uma opção de compra, Seu Rui! Não existem tantas opções de escolha quanto parece!
– Vou então refazer a pergunta: – Qual o televisor que vocês possuem em suas casas? Como ninguém quer sarna para se coçar, está claro que escolheram o que havia de melhor no mercado, não é mesmo?
– Possuo uma LG há mais de quinze anos, e até agora…
– Já falou demais, Toninho! Os modelos de dez, doze anos atrás não têm nada a ver com o que existe atualmente no mercado. A tecnologia evoluiu muito!
– Eis o meu problema! Meu velho Sony, segundo o Carlito, não tem mais jeito, pois não iremos arrumar uma tela para um aparelho com quase vinte anos de uso. Por isso vim perguntar para vocês o que devo comprar.
– Mas Seu Rui… Já disse que não é nossa política aconselhar a compra de marca tal! A possibilidade de vir a apresentar defeito é praticamente a mesma para todos os aparelhos.
– Imagine se aconselharmos uma determinada marca e mal a garantia termina, lá vem algum defeito cabuloso! Claro que a responsabilidade virá diretamente para as nossas mãos!
– Mas vou fazer opção de garantia estendida! Dois anos, no mínimo!
– Além do que, a qualidade do áudio é praticamente a mesma, ou seja: Sofrível! Não sobrou lugar para a instalação de alto-falantes com uma resposta de frequência razoável.
– Sei disso, Zé Maria! Vou me concentrar em duas marcas que me parecem ser de melhor qualidade e torcer para não ser mais um “Premiado”.
– Quinze para as nove, moçada! Ao trabalho!
Já na oficina, nossos amigos continuavam a discutir sobre a qualidade dos televisores:
– Estão vendo só? Olhe este Samsung! Tudo muito bem pensado para reduzir os custos de fabricação, além deste gabinete quase sem bordas. Tudo em nome da economia!
– Ainda bem que aprendemos a abrir sem a retirada dos arames…
– Qual o modelo do televisor, Zé Maria ?
– É um Samsung UN50T8000, que segundo você mesmo escreveu, fica reiniciando, porém sem a imagem.
– Veja bem, Carlito! Já é o segundo televisor que aparece em pouco mais de um mês, e exatamente com o mesmo defeito. Fica desligando tal como se fosse desconectando o cabo LVDS que vai para a tela.
– Observe que tem som, Toninho. E a tela aparentemente acende normalmente, porém sem imagem.
– Igualzinho àquela dali do canto, que era da Dona Irene.
– Era? Por que era?
– Quando disse para ela quanto iria custar o conserto, com a substituição da tela, Dona Irene resolveu adquirir um televisor novo, para pagar em doze prestações, sem juros.