– Boa, Zé Maria…Vamos lá ! 15… subindo bem devagar…. 16….. 17… e desligou!
– Vou dar um pitaco… Observei o resistor de 4M7 ligado ao pino de referência e me veio o óbvio: Devido à alta resistência, possivelmente uma condução sob o resistor, ou alguma alteração no mesmo!
– Pode ser, Toninho. Não custa nada verificar.
Retirado o resistor, o mesmo foi medido, se encontrando –se 4,7MΩ.
– Pode recolocar, Toninho ! Limpei bem o local e creio que não vai mais desligar.
– Seria a cola ?
– Veja que o resistor de 4M7 trabalha como um ajuste fino! Observe que está entre o resistor de 10K (R117) e o coletor do transistor Q103! Se houver uma alteração de tensão de alimentação da fonte de 19V ele força o ajuste para os 15V, tensão esta de saída do Dreno do FET!
Figura 3
– Concordo plenamente. Devido à alta resistência, possivelmente uma condução sob o resistor, ou alguma alteração no mesmo poderia alterar a tensão de referência.
– Entendi! A tensão de 19V passa pelo R124 (2K2) e vai, via resistores de 22K, para as bases Q103, e Q105, este controlando o Gate do FET! O resistor R118 “amarra” a tensão em 15V! Mas por ser um resistor de alto valor, está sujeito a alteração por condução externa!
– Palmas para o Toninho! E como será que tudo começou?
– Sabe como é, ne? Placa com SMD “deitada” está sujeita a depósitos de impurezas, as quais, durante um tempo de umidade, ou maresia, acabam desse jeito.
– Sabia que essa história de pousada na praia ainda iria nos assombrar…
De um caso do Fórum Tecnet, com a participação de Wlad, Schiavon e Jorge Rego.