Trocando em miúdos: observando se havia algum sinal nas saídas da Z-SUS e da Y-SUS , nada foi encontrado.
– E agora José? Disse Toninho, lembrando Drummond.
– E agora, meus caros, vamos fazer algumas medições de tensões na fonte e nas sub fontes que existem dentro das placas Z-SUS e Y-SUS. Começando pela fonte, temos VS de 190V (neste modelo) e VA de 60V e ambas estão ok.
– Nos meus estudos, disse Carlito, aprendi olhando atentamente a fig.2, obtida no livro Análise de TVs de Plasma, por cortesia do autor, que existem várias fontes que ficam nas placas Y-SUS e Z-SUS para a “coisa” funcionar, dentre elas, algumas negativas como Vs e Vsc que ficam nas placas Z-SUS e Y-SUS. Veja aqui!
Fig. 2 – Diagrama em bloco de um TV de plasma
– Farei uma varredura em todas estas tensões e depois conto para vocês o que descobri, mas primeiro preciso de um café para aquecer meus neurônios. Na Y-Sus tem algumas fontes importantes e vale a pena examiná-las com cuidado.
A análise visual preliminar acurada pode, em muitos casos, dar uma pista valiosa e foi o que aconteceu neste caso em particular.
– Reparem bem: Observando esta região da placa, veremos que há um furinho no encapsulamento de um MOSFET, que é o chaveador da fonte de18V, o que sugere que ele deve estar em curto.