– Diria que é toda uma conjuntura, sabe? Veja a nossa oficina: Com o pessoal mais em casa, seria de se prever que os televisores devido a um uso mais prolongado aparecessem em maior número na oficina. E o que aconteceu?
– Esqueceu-se dos orçamentos que não foram aprovados, Zé Maria?
– Pudera! Muitos deles, aliás, a maioria estava relacionada com a troca de barras de LEDs ou telas avariadas. Aí o custo de um reparo é pelo menos um quarto do preço de um televisor novo.
-E temos de ouvir a mesma história… É quase a metade de um televisor novo, com um ano de garantia, adquirido em doze meses sem juros. E com isso acabam “desovando” os televisores na oficina.
– Pague a conta, Toninho! Hora de ir para a oficina. Temos um SEMP nos aguardando!
Agora, já no ambiente de trabalho, nossos amigos se reuniram em volta de um SEMP modelo DL2971W
– Dona Tereza já avisou que só tem cento e cinquenta Reais…
– Olhe, Toninho: A amizade é sua! Negócios são negócios. Sei que a Dona Tereza confiou na gente, o que de certo modo é muito bom, porque não temos de consertar para fazer um orçamento. Mas não sou Irmã de Caridade. Vamos cobrar o que é justo!
– Para facilitar, já baixei o Manual de Serviço no site da Electrónica Pt. Está aqui na tela do Notebook. Quer que passe para o papel, Carlito?
– Por enquanto não, Toninho. Vamos ligar e ver o que acontece. Encaixe o plugue na tomada!
Uma vez ligado, viram que a única coisa que se observava era o LED indicador verde piscar sem parar. No resto, tudo parado.
– Vamos abrir e examinar a placa de fiação impressa, que inclui a “main” e a fonte.
– Se for problema que necessite a substituição da placa principal, será mais um televisor descartado! Uma usada está a mais de duzentos Reais!