– Tudo bem, Toninho…. Mas nesse caso o i-DIM vai deixar de funcionar e a imagem ficará mais escura. O que você acha, Carlito?
– Vocês sabem muito bem que não gosto nem um pouco de alterar o valor de componentes e muito menos de modificar circuitos de fábrica.
FIG 3 – Resistor de 10K que foi substituído por outro de 330 K
– E aí, Carlito? Tem outra solução?
– O certo seria reduzir a corrente de barras de LEDs olhando o “datasheet” do CI PWM drive dos LEDs. Se tiver o pino iSET, como temos aqui o pino 2, ótimo! O iSET é o ajuste de corrente do fabricante. Veja o valor dos resistores e dobre o valor. Neste caso temos no esquema 47K em paralelo com 91K.. Provavelmente removendo o resistor de 47k e deixando aquele de 91k já esteja ótimo. Agora note bem: Se reduzirmos demais a corrente, vai acionar a proteção ou os LEDs irão piscar.
– A título de curiosidade, tem um circuito integrado também usado nas novas TCL e AIWA em que o pino iSET está aterrado, ou seja: o resistor é interno.
– E aí, Zé Maria?
– Quando pegar um desses modelos, a única forma de diminuir a corrente (que é bem alta por sinal), é atuar no circuito de CS do CI. No “source” do MOSFET chaveador tem um ou dois resistores de baixo valor. O procedimento é semelhante ao que já é feito no circuito driver, aumentando ligeiramente o seu valor ou retirando-se um dos resistores.
– É.. E eu crente que estava abafando.
– Não desanime, Toninho! Acontece…
– Por falar em acontece… Que tantas contas vocês faziam naqueles papéis que jogaram na cesta do lixo? Fiquei curioso e apanhei todos eles !
De um caso relatado no Tecnet Forum, com a participação de: Schiavon, Oficina, Silvano Servitec e Wlad.