– Bom….Com a “devida Vênia”, gostaria de colocar esse assunto em discussão, para saber como nós, enquanto técnicos, estamos sendo afetado pelas novas regras de importação de insumos e aparelhos, principalmente da China, depois da implantação de um novo modelo de taxação.
– Gostei de ouvir… Parece até um político… Eu, particularmente, dei uma reduzida drástica nas compras.
– Acho que foi em geral, Zé Maria. De todas as compras que fiz, desde julho deste ano, apenas duas não foram taxadas!
– Pasmem…Todas as minhas compras do mês passado foram taxadas. Valores pequenos, mas dentro dos 60% de Imposto de importação (sobre valor da mercadoria e frete, em dólar, independentemente de ter frete grátis ou não, o preço padrão é de R$ 24,56.
– Isso mesmo, Toninho! Compro semicondutores, capacitores, resistores, diodos, transistores e alguns CIs, tudo em pequenas quantidades, mas não está escapando nada!
– Embora procure me afastar desse assunto, venho acompanhando alguns Blogs no YouTube, e eles andaram fazendo compras em plataforma com o sistema novo e também foram retidos na inspeção e correm o risco de ser tarifados novamente, uma vez que já pagaram os impostos.
– Ou seja, Carlito: Esse povo não está se entendendo. Acho melhor ver no que se transforma tudo isso.
– Eu continuo a comprar pequenos valores e participando dessa roleta russa da tarifação de Curitiba e também Valinhos-SP.
– Pois é, Toninho. Andei vendo no site do Ali, oferta de estações de soldas, osciloscópio e outros equipamentos, que já estão no Brasil, sendo portanto livre de impostos.
FIG 1 – Anuncio de revendedor A. Exp.