– Descole e levante a borda de suspensão, com cuidado, na região do conector da fiação. A cordoalha deve estar ali.
Separados os cones, e colocados na bancada, os quatro alto-falantes apresentavam o mesmo problema, corrosão e vibração excessiva, na cordoalha, junto ao encaixe de fixação na carcaça.
Defeito do alto-falante. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=EPswA3EYfFc
– Veja lá, Carlito! Agora é fazer um laço com a cordoalha nova, juntando os dois lados do encaixe, soldar e travar nele, novamente, colocando a cola nova.
– Lembre-se de limpar os resíduos da cola antiga, pois, senão, o problema pode voltar.
Passado algum tempo, todos os quatro alto-falantes voltaram a indicar continuidade e Toninho mostrou, orgulhosamente, sua obra de arte.
– Se colei direitinho, deve durar bastante tempo agora. Vou colar também os cones de volta e recolocar os falantes no carro.
– Ainda não! Você tem que refazer as conexões do outro terminal também! Ou você acha que usaram uma cola diferente nele? Faça o serviço corretamente!
Após algumas horas apanhando, Toninho finalmente recolocou os falantes, rebitando tudo e fechando os painéis. O rádio, agora, funcionava bem.
– Beleza! Amanhã vamos para a praia!
– Tudo bem, Toninho, mas nada daquelas músicas esquisitas que você coloca no seu celular… e quem dirige é o Zé Maria!