– Bem, me emprestou sim, mas com alguns compromissos… o primeiro é devolver com o tanque cheio, já que ele está assim…
– Parece justo… retrucou Carlito…
– Hummm… veja que ele disse “o primeiro”… tem mais alguma coisa, Toninho?
– Pois é… ela sabe que eu faço reparações e… sabe, acontece que o rádio do carro está com um pequeno defeito… coisa simples, ela disse…
– E, após esses anos todos, você ainda acredita nessa conversa de “coisa simples”? E dita por alguém que não entende do assunto? Lá vem bomba…
– Que nada, Zé Maria! Eu pesquisei na Internet! É simples mesmo, só tenho que aprender a desmontar os painéis das portas. Ocorre que esses carros foram fornecidos com alto-falantes que, após algum tempo, falham e ficam mudos. Levam um bom tempo, mas tem uma quantidade grande de ocorrências na Internet, e alguma reclamação também.
– Mas Toninho, eu penso que, se isso é um problema comum, o correto é ir em uma concessionária do fabricante e solicitar a troca, mesmo fora de garantia. Está com todo o jeito de um caso de “vício oculto”, não?
– Então! Pelo que eu vi nos fóruns, o problema é no suporte da cordoalha do falante… ele fixa a cordoalha na carcaça para ligação no conector. Aparentemente, o adesivo utilizado em alguns desses alto-falantes reage com a cordoalha de cobre e a oxida, e, com o tempo, ela se rompe. E aí fica a discussão: Isso é vício de origem ou está dentro da vida útil do alto-falante? No caso dela, levou cinco anos para acontecer.
– Ok, mas você vai se virar com isso. Ao menos não é no rádio, que deve ser complicado de remover do painel. Qual falante está com defeito?
– Todos os quatro.
– Hei, todos os quatro? Como pode isso?
– Pelo que vi, também, eles vão estragando um por vez, mas, como o interior do carro é pequeno, muitas vezes as pessoas não percebem até que todos falhem…
– Mas, Toninho, não temos material para recuperar alto-falantes, teríamos que ter a cordoalha, cola e outras coisas.
– Isso não é problema, Zé Maria, por isso demorei, já passei lá no Centro e comprei meio metro de cordoalha e adesivo próprio para isso. Foi bem barato.
– Isso para mim não está certo. Não seria melhor comprar os alto-falantes e trocar?
– O problema é que esses falantes originais custam de cem a duzentos Reais, cada um, nas autorizadas e no comércio…