– Para não irem sozinhos, levaram os dois irmãos menores da moça. Duas pragas que não param quietos… Aí aconteceu mais uma;
– Os garotos, já na volta, resolveram bulir na panela onde estavam os siris. Retiraram a tampa só para ver o que tinha lá dentro, justamente quando Toninho passou sobre a lombada e a tal panela acabou virando!
– E lá fomos nós dois ajudar a recolher os vinte e quatro “azulões”, com aquelas garras enormes, prontas a beliscar alguém.
– É… Depois de mais de uma hora conseguimos recolher todos, inclusive aquele que havia se escondido debaixo do banco do carona.
– Espero que a sua vizinha nunca venha saber por quantas passou o seu “Up!”.
– Como penitência, Toninho, procure não aprontar uma das suas pelo menos até o final do mês. Pague a nossa conta e vamos para a oficina!
Ao entrar na oficina, o semblante dos nossos amigos mudou por completo:
– Caixa de disjuntores nova… aterramento em todas as tomadas… pintura nova…
– Sem aquela lixarada sua que ficava na salinha dos fundos! E antes que você diga alguma coisa… Tudo guardado naquelas cinco caixas de papelão corrugado. Quando for devolver o “Up!” de sua vizinha, leve tudo para casa.
– E para começar bem o dia, temos aqui uma LG 42LX6500, que deu entrada na oficina com um defeito bem conhecido deste modelo.
– Já vi tudo… Nem precisa dizer o resto: Ao acionarmos a tecla “liga” no controle remoto, o LED vermelho fica piscando por alguns segundos e quando passa para branco deveríamos ter imagem e som, mas isto não acontece. Nem o backlight acende.
– Geralmente, é um problema de solda fria no BGA e o jeito é fazer o reballing do dito cujo.
– Vamos com calma, Zé Maria. Antes, porém, costumo fazer um procedimento preliminar que consiste em retirar o dissipador do microcontrolador. Neste caso, o BCM3556, um SoC (System on Chip) onde fica praticamente o “coração” da TV digital, e aplicar um fluxo de ar quente sobre ele.
– Se o televisor funcionar normalmente, já pode passar o orçamento, e ,se o cliente aceitar, agora sim é hora de arregaçar as mangas e partir mesmo para o rebailling sem medo de ser feliz.
Mas as coisas não caminharam daquele jeito. Feito o procedimento de reballing e testado por dois dias, tudo parecia bem e o TV foi entregue ao cliente que saiu feliz da vida. Porém, a alegria dele e a dos nossos amigos durou pouco. Uma semana depois, lá estava o TV de volta, agora com outro defeito, um tanto estranho.