Entretanto, se você pretende utilizá-lo, recomendo que CLIQUE AQUI para ler o artigo que publiquei no meu site sobre a modificação que terá que ser feita para alimentar o bichinho.
Instalando o PZEM-061 no “caixotão”
A primeira providência foi preparar uma fonte DC independente que fornecesse a tensão para alimentar o PZEM-061, como eu explico no artigo que sugeri acima.
Como o consumo de corrente do dito cujo é inferior a 10mA e o regulador de tensão HT7133 embutido nele permite ser alimentado como uma tensão entre 5,5 e 24V optei por algo em torno de 9V.
Neste caso, a boa e velha fonte linear com transformador ainda parece ser a melhor solução, uma vez que devemos manter o negativo da alimentação do display completamente isolado dos terminais do secundário do transformador de isolamento.
Para esta tarefa, utilizei pequenos transformadores de sucatas de caixas de som de computadores e uma pequena ponte retificadora também obtida em alguma sucata, pois, afinal, eu sou defensor do “não jogue no lixo”.
Montei duas fontezinhas destas como se vê na fig.3, pois irei precisar de uma separada para alimentar o display DSN-VC288 que será utilizado na fonte DC ajustável sobre a qual falarei na parte II deste artigo.
Fig. 3 – Fontes para alimentar os voltímetros/amperímetros
O próximo passo será fazer a ligação do PZEM-61 com o transformador de isolamento e a tomada onde será ligada a carga, como vemos na fig.4.