Trata-se de uma unidade toroidal, com baixas perdas e potência de 460VA, com secundários de 37VCA. A tensão do secundário será reduzida para 24VCA por intermédio de um variac.
Isso foi obtido com a redução da tensão em seu primário, de 220VCA para aproximadamente 143VCA, o que fará ele trabalhar mais folgado ainda. Representará bem um transformador de ótima qualidade, para este experimento.
Vejamos então os resultados para o FA, na tabela abaixo:
Como ficamos com preguiça de retirar um par de capacitores da placa da fonte, fizemos as medições com 3600µF e 13600µF, mas, para compensar, medimos os FA à potência máxima para os dois casos, e vimos que:
– O FA praticamente não mudou a 10Vrms, mostrando mais uma vez sua falta de sensibilidade às variações na fonte, conforme previsto na teoria. Continua excelente;
– À potência máxima, o FA cai um pouco mas continua muito bom, certamente por conta do aquecimento maior na fiação e nos componentes, principalmente, o que aumenta Zi. A pequena variação mostra que a montagem está adequada. O módulo da impedância de saída passou de aproximadamente 0,028Ω para 0,031Ω.
Mas, o que realmente mudou com o uso do transformador melhor foi a potência máxima de saída, pela melhoria significativa da regulação da fonte. Vejamos: