Tensões e níveis lógicos cada vez menores nos circuitos digitais

E cadê os tais 5 volts?

Não esqueci deles não, apenas fiz uma rápida digressão e você já vai entender por quê.

Quando a Texas Instruments criou a família TTL estabeleceu que todos os seus CIs seriam alimentados com 5 volts e foi assim que surgiu o padrão TTL que é utilizado há, aproximadamente, 50 anos e, sem dúvida, facilitou o desenvolvimento e a produção dos projetos digitais.

Não sei a razão para os engenheiros da Texas terem escolhido 5 volts e não outro valor como, por exemplo, 9 volts que permitiria alimentação diretamente por baterias, entretanto, saber isto é irrelevante para nós.

O que nos interessa mesmo é saber como “transformar” os bits 1 e 0 em valores de tensão ou níveis lógicos.

Toda a Eletrônica Digital repousa em trabalharmos com sistema de numeração binário onde só existem os dígitos 1 e 0 também chamados de bits.

Obviamente não tem como colocar dígitos em um circuito eletrônico portanto, o que se faz é associar valores de tensão DC aos binários ou bits 1 e 0. É aqui que entram os níveis lógicos, os quais precisam ser padronizados.

Como todos os CIs da família TTL são alimentados com 5 volts parece razoável, em princípio, adotar 5 volts como nível lógico correspondente ao bit 1 e o bit 0 será, obviamente, zero volts e assim foi feito inicialmente conforme vemos no gráfico I.

Gráfico I – Níveis Lógicos aceitáveis para TTL