Neste exemplo, calculamos uma Yagi-Uda de dois elementos para a Faixa do Cidadão, especificamente para 27.500 Khz.
Vamos aos detalhes:
1 – Ao calcular a frequência em MHz, você deve usar vírgula para as frações. Então terá que colocar lá no quadro 27,5.
2 – Diâmetro do elemento. Está no padrão AWG e diâmetro em milímetros. Neste caso, colocamos fio número 10 mas se usar tubos de alumínio, o valor é outro.
3 – Agora clique em “compute” e você terá as dimensões em pés, um dos padrões americanos. Chato, né? Felizmente o desenvolvedor do programa colocou a opção para se converter estas medias para o sistema métrico, então clique em “convert to metric”.
4 – Agora só observar os resultados obtidos, como comprimento dos dois elementos da antena e o espaçamento entre eles.
Observe no quadro acima que o irradiante (driven) terá 514,27 centímetros, ou seja, serão exatos 5,14 metros no total. Seccionando ao meio, teríamos o manjado padrão de 2,5 metros de cada lado. Esta antena pode usar o acoplador gamma capacitivo.
O refletor terá 540,96cm ou seja, 5,41 metros no total. O espaçamento entre os elementos será de 2,17 metros.
Sobre esta antena, sabemos que este cálculo permite ligar o cabo diretamente no centro do irradiante pois está calculada para ter 50 Ω de impedância. Se na sua montagem a ROE ficar fora dos padrões, você ajusta aumentando ou diminuindo o espaço entre os elementos. Lembre-se que o ajuste feito no chão não terá o mesmo resultado com ela lá na ponta da torre.