Ademir Freitas Machado – PT9HP
Há poucos dias, observamos um comentário e fotos postados nas redes sociais sobre uma antena espetacular – segundo seu autor. Tratava-se de um elemento retirado de uma antena Yagi-Uda de três elementos para a Faixa do Cidadão. O elemento irradiante (apenas ele) estava com o acoplador gamma, tipo capacitivo, que normalmente é usado neste tipo de antena.
A única vantagem que o colega teria, neste caso, é não precisar seccionar a vareta de alumínio, transformando-a num dipolo para operação na faixa desejada, visto que no caso de um ajuste, teria que baixar a antena e atuar no gamma.
Um pouco de pesquisa – e estamos abismados com a falta de conhecimento por parte dos colegas PX – seria o suficiente para se conseguir “terabaites” de informações sobre os mais diversos tipos de antenas. Mas vamos resumir no que é mais simples e eficiente: programas de computador para cálculo de antenas direcionais de dois ou mais elementos, tipo Yagi-Uda para qualquer faixa.
Em primeiro lugar, o site do colega Al Legary VE3-SQB é o mais indicado, pois tem programas prontos e gratuitos para se produzir diversos tipos de antenas, tanto para transmissão como para recepção. Você consegue chegar até lá clicando neste link: www.ve3sqb.com
Baixe e instale o programa Yagi.exe. Este é o nosso preferido. Sua aparência é a que está abaixo.