Em montagens modernas de áudio Hi-Fi, amplificadores valvulados de guitarra, equipamentos de estúdio, receptores valvulados etc. a adoção de bus bar voltou à moda: cria massa limpa, sem sujeira de retorno de corrente de filamentos, retificadores, diminuindo zumbido e interferências.

Figura 5. Os pontos de massa são fundamentais ao bom funcionamento do circuito. Neste aparelho, o “Amplificador 273-8” podem ser observadas mais técnicas de blindagem e de proteção contra ruídos, que eram adotadas nas montagens de antigamente. A derivação central (“CT”) do secundário de +B do transformador de força funciona como ligação de massa e como ponto de conexão da barra-ônibus. As ligações de filamentos e lâmpada-piloto são feitas com fios torcidos. Os capacitores de acoplamento C1 e C3 são envoltos com malha de blindagem (vide descrição e fotografias que apresentamos recentemente em: https://www.facebook.com/groups/www.manorc.com.br/permalink/2566130756923599/ ) .
A importância dos pontos de massa ou “aterramentos”. Como vimos, há ocasiões em que o uso de diversos pontos de massa soldados no chassi não é recomendável, adotando-se então barras-ônibus. Outra técnica é a da conexão de componentes em um ponto comum, formando-se um “aterramento em estrela”. Na foto da figura 6 aparece como foi efetuada, antigamente, esse tipo de ligação em componentes de um receptor valvulado Douglas.