Na primeira etapa de áudio, recomenda-se que a conexão de malha do cabo blindado à massa seja realizada unicamente ao pé do soquete da válvula.
Ainda sobre potenciômetros: nas etapas de áudio, como já comentamos em ANTENNA, no artigo especial sobre zumbido (https://revistaantenna.com.br/setembro-2023/), dê preferência aos com carcaça de metal. A carcaça dos potenciômetros também deve estar ligada à massa.
Sobre as técnicas de ligações de filamentos, apresentamos informações detalhadas em: https://revistaantenna.com.br/setembro-2024/, a partir da página 45.
As conexões à massa (não confundir com “aterramento”) são fundamentais para que os componentes do circuito estejam referenciados ao mesmo potencial elétrico. “Massa” (Ground, em inglês) diz respeito ao potencial comum ou ponto de referência elétrica dentro de um circuito.
Em circuitos valvulados antigos era comum usar o próprio chassi como massa, soldando tudo nele.
Já “aterramento” (Earth, em inglês) refere-se ao potencial de terra, literalmente. Em sistemas elétricos, por exemplo, especialmente em redes de energia e em eletrônica de potência, a terra é um ponto de referência absoluto e é utilizada para descarregar correntes de fuga e para proteger contra choques elétricos.
Na recente edição de abril de ANTENNA, no artigo “Onde eu coloco a ponteira negativa do multímetro para medir tensões contínuas?” (p. 33) o professor Paulo Brites analisa magistralmente os “aterramentos” nos circuitos eletrônicos.
A “barra-ônibus” ou barra de massa. Fazer todas as conexões de massa no chassi pode gerar elos de terra (ground loops), que são fontes de ruídos, zumbido e interferências. Para evitar isso, em circuitos críticos, como os de amplificação de áudio, trabalhava-se com barra-ônibus (bus bar).
O que é bus bar? No contexto dos circuitos valvulados, barra-ônibus ou barra de massa era geralmente um condutor rígido de cobre ou latão estanhado que percorria boa parte da montagem e servia como “âncora” para todos os pontos de massa (ground) dos diversos componentes.
Bus bar não é “terra” no sentido de ligação ao solo (Earth ground). Bus bar também não é massa flutuante: pode estar ligado ao chassi. Nos bons layouts (disposições) a barra-ônibus geralmente estava ligada ao chassi num único ponto.
Barra-ônibus é uma alternativa elegante e funcional. Se executada corretamente é a solução ideal para as ligações à massa, em especial nos equipamentos valvulados montados em chassi, como receptores e amplificadores. Também é usada em RF e até em instalações de segurança elétrica.